O Wing Chun é uma arte marcial eficaz para autodefesa?

autodefesa pessoal header

O Wing Chun é uma arte marcial eficaz para autodefesa?

Para que as artes marciais sejam mais eficazes na autodefesa, elas devem ser eficientes. Por definição, isso significa que uma arte marcial deve atingir o máximo de resultados com o mínimo de esforço. Quando se leva isso em conta, começamos a ver que qualquer tipo de arte marcial chamativa ou vistosa é automaticamente desqualificada.

O benefício único do Wing Chun é que ele fornece autodefesa usando técnicas ofensivas e defensivas simultaneamente.

Como uma forma de combate corpo a corpo de artes marciais, o Wing Chun fornece um excelente sistema para proteger e atacar um oponente durante uma luta. Em seu treinamento, os alunos aprendem socos, chutes, posturas e footwork para agilidade e equilíbrio. Durante o treinamento, os alunos desenvolverão uma compreensão de luta e combate por meio do aprendizado experimental, desenvolvendo uma compreensão de alcance, guarda e mantendo a calma sob pressão.

Assim como em qualquer disciplina, conhecendo a teoria e o ensino por trás de sua prática, o que vai determinar o sucesso ou o fracasso da prática é o aluno. Embora muitas pessoas vejam a autodefesa e as artes marciais como uma forma de arte puramente física, o treinamento mental do aluno é igualmente necessário.

Como mencionamos anteriormente, uma arte marcial é eficaz quando alcançamos o máximo de resultados com o mínimo de esforço. A simplicidade do Wing Chun está nos conceitos que orientam nossas ações.

Nossos conceitos são realmente muito científicos. Compreender a mecânica física dos vetores e do momento nos permite responder com eficiência. Nossa postura destina-se a lidar com a força recebida e as formas geométricas nos permitem criar ângulos que nos ajudam a dissipar e redirecionar essa força.

A dificuldade reside em retreinar a mente e o corpo para aderir a esses conceitos, alguns dos quais podem parecer contra-intuitivos. As respostas aos ataques são sempre a resposta mais direta e prática que podemos encontrar; muitas vezes, isso é simplesmente atacar, em vez de defender ou bloquear.

O que também ajuda é a abordagem geral do Wing Chun. Aborda as artes marciais como uma forma de defesa pessoal, destinada apenas a ser usada quando a segurança está em jogo. Como tal, é muito violento e destrutivo. Ao contrário dos esportes ou competições que possuem regras para evitar lesões, o objetivo do wing chun é causar lesões.